top of page

A Virtude de Leão - Compaixão

O período de Leão vai do dia 22/07 a 21/08 e sua maior virtude nos ensina a evoluir.


A virtude para o período de Leão é a compaixão. A compaixão nasce do altruísmo. Quando exercitamos o altruísmo, intensificando-o, chegamos à compaixão: com-paixão.


Não se trata apenas de ter interesse ou pena pelo outro, aqui saímos da passividade do sentir dó, ficar triste pelo outro, nos condoermos por sua dor, aqui partimos para a ação. Se trata de sofrer e sentir tanto pelo outro que precisamos literalmente "pôr a mão na massa" e fazer alguma coisa.

A compaixão pode advir da força de Leão, cujo centro de irradiação está no coração: Um coração capaz de amar é capaz de sentir compaixão. O sentido ligado à compaixão é o olfato é fácil entender o porquê: as moléstias que mais exalam mau cheiro são também as que podem nos levar à maior compaixão e vontade de ajudar: como a lepra, o câncer, etc. A compaixão também leva  muitas pessoas ao vegetarianismo, pois é o sentir a dor dos animais que nos faz querer parar de comer a carne deles e assim não permitir que sofram.


Dentro desse estudo do desenvolvimento das virtudes, sempre vamos ter a comparação em como o desenvolver ou não uma virtude vai nos trazer as qualidade inerentes a ela na velhice, ou os defeitos que o não desenvolver pode acarretar. No caso da compaixão não desenvolver esta virtude durante a vida, ou mesmo quando a idade chegar e o sentido do olfato começar a diminuir, fará com que na velhice nos tornemos velhos ranzinzas, avarentos e com raiva no coração.

Desenvolver a compaixão nos leva à Liberdade. E não será muito melhor sentir a liberdade da vida fluindo em nós, do que a prisão do ódio aprisionando nosso Ser?

Compaixão: Virtude de Leão. Tarefa evolutiva de Leão: recolher sua força externa para o íntimo e desenvolver a magnanimidade!

*texto baseado no livro "As forças Zodiacais,sua atuação na Alma humana, de Gudrun Burkhard, Editora Antropósófica.

302 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page