top of page

Os Sonhos Lúcidos

Esses tipos de sonhos, são aqueles em que se percebe que está sonhando e pode ser possível até direcionando seu desfecho.

ree

Normalmente, ao percebermos que estamos sonhando, acordamos subitamente. Os sonhos lúcidos são aqueles em que você percebe que está sonhando, mas consegue continuar e seguir experienciando-os, e às vezes até mesmo direcionando conscientemente seus desfechos.


Na medida que exercitamos nossa capacidade de recordação dos sonhos, vamos aprendendo a reconhecer a estrutura da realidade deles, e assim vamos nos tornando mais conscientes e capazes de perceber que estamos sonhando.


Exercícios para Sonhos Lúcidos:


1) Escolha com o que você quer sonhar. Dê comandos à sua mente para trazes esse tema no sonho. Crie imagens da situação ou assunto, veja fotos, vídeos ou leia algo a respeito para reforçar esse último pensamento antes de dormir. E afirme para si: "vou sonhar e vou me lembrar".


ree

2) Ao deitar, procure estar consciente no momento de transição da vigília para o sono. Pode parecer impossível nas primeiras tentativas, mas com esforço é possível entrar em estado de sono conscientemente, como dormir de olhos abertos.



3) Ajuste o despertador para uma hora antes do normal, e busque se lembrar do sonho. Novamente ajuste o despertador para a hora que deve acordar, com a intenção clara de voltar a sonhar o mesmo sonho, agora de forma consciente.


4) Durante o dia, considere a possibilidade de estar em um sonho. Pergunte a si mesmo se está realmente acordado, não por realmente duvidar mas para criar o hábito de duvidar.


5) E principalmente, busque estar consciente quando estiver acordada, observando seus pensamentos e sentimentos de fora. Para se manter acordado enquanto seu corpo está dormindo, é preciso antes se manter acordado quando teu corpo estiver acordado. Isso é, estar consciente, pressente no aqui e agora, não reagindo automaticamente. Quanto mais presente você estiver enquanto desperta, mais vai poder estar desperto durante o sono.



Fonte: Texto retirado da 4ª edição do Livro: Mandala Lunar - 2018.

Comentários


  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
bottom of page