top of page

Os Sonhos Lúcidos

Esses tipos de sonhos, são aqueles em que se percebe que está sonhando e pode ser possível até direcionando seu desfecho.


Normalmente, ao percebermos que estamos sonhando, acordamos subitamente. Os sonhos lúcidos são aqueles em que você percebe que está sonhando, mas consegue continuar e seguir experienciando-os, e às vezes até mesmo direcionando conscientemente seus desfechos.


Na medida que exercitamos nossa capacidade de recordação dos sonhos, vamos aprendendo a reconhecer a estrutura da realidade deles, e assim vamos nos tornando mais conscientes e capazes de perceber que estamos sonhando.


Exercícios para Sonhos Lúcidos:


1) Escolha com o que você quer sonhar. Dê comandos à sua mente para trazes esse tema no sonho. Crie imagens da situação ou assunto, veja fotos, vídeos ou leia algo a respeito para reforçar esse último pensamento antes de dormir. E afirme para si: "vou sonhar e vou me lembrar".



2) Ao deitar, procure estar consciente no momento de transição da vigília para o sono. Pode parecer impossível nas primeiras tentativas, mas com esforço é possível entrar em estado de sono conscientemente, como dormir de olhos abertos.



3) Ajuste o despertador para uma hora antes do normal, e busque se lembrar do sonho. Novamente ajuste o despertador para a hora que deve acordar, com a intenção clara de voltar a sonhar o mesmo sonho, agora de forma consciente.


4) Durante o dia, considere a possibilidade de estar em um sonho. Pergunte a si mesmo se está realmente acordado, não por realmente duvidar mas para criar o hábito de duvidar.


5) E principalmente, busque estar consciente quando estiver acordada, observando seus pensamentos e sentimentos de fora. Para se manter acordado enquanto seu corpo está dormindo, é preciso antes se manter acordado quando teu corpo estiver acordado. Isso é, estar consciente, pressente no aqui e agora, não reagindo automaticamente. Quanto mais presente você estiver enquanto desperta, mais vai poder estar desperto durante o sono.



Fonte: Texto retirado da 4ª edição do Livro: Mandala Lunar - 2018.

17 visualizações0 comentário
bottom of page