top of page

Elemento Madeira e seus Atributos

O Elemento Madeira, representa a geração de uma nova vida, ele também traz a energia da flexibilidade e da capacidade de mudar.


Basta que observemos as árvores que mudam e se renovam a cada estação, e a cada uma delas nos beneficiando e ensinando de alguma forma: no verão com suas árvores frondosas nos doando sombras; no outono com seus frutos e nos trazendo a lição de deixarmos ir o que não nos serve mais, assim como elas, soltando suas folhas amareladas de outono. No inverno, com seus galhos secos, a seiva se recolhe em seu tronco para nutri-la no período do frio, nos ensinando o poder de silenciar, nos recolher. E na Primavera nos presenteando com suas flores, brotos verdes, e ensinando que a vida sempre se renova. E os ciclos se repetem, nos mostrando que a vida é impermanência e que tudo tem seu tempo certo pra permanecer e passar.


As árvores também nos mostram a qualidade da flexibilidade, é só perceber como elas deixam que os ventos movimentem seus galhos e folhas de forma natural. Só mesmo quando os ventos se transformam em ciclones, tempestades ou furacões, que conseguem quebrá-las.


--


“Nós também somos árvores nossos pés as raízes, nosso tronco o tronco, nossos membros os galhos e ramos. Madeira fluindo dentro de nós proporciona a flexibilidade aos músculos e às articulações, de modo que nossa postura seja ereta e possamos nos mover com firmeza. Uma árvore não se curva com facilidade; firma suas raizes no chão e assim não tomba; pode oscilar sob a pressão do vento e até vergar, mas dificilmente quebra. Quando adulta dá flores e frutos, suas sementes se espalham para produzir novas árvores, e vive então para sempre." (Sonia Hirsch - Manual do Herói)


--


Segundo a MTC, problemas relacionados a membros, músculos e articulações mostra desequilíbrio em Madeira, desde de um simples mau jeito até um "travar" na coluna. Inclusive tombos e topadas. Eles dizem que a "raiz" está fraca.


Além da flexibilidade dos músculos e articulações, a madeira regula o bom funcionamento do fígado e vesícula, os meridianos regulados pela madeira são destes órgãos. Fazem parte do processo madeira também, os olhos, as lágrimas - que são a expressão fluida da madeira - as gônadas, as unhas e os tendões e ligamentos. Existem substâncias , como as bebidas alcoólicas e a maconha, que deixam os olhos vermelhos, sinal de fígado e vesícula intoxicados. O princípio ativo dessas substâncias intoxicam o fígado.


Sinais de desequilíbrio em madeira:

• hepatite e problemas de fígado e vesícula;

• terçóis, olhos coçando ou irritados, visão turva, dificuldade de suportar a luz, vista cansada, e problemas de visão, falam de desgaste em madeira;

• tendões inflamados, ligamentos que se rompem, costas que se curvam, membros que se deformam;

• voz gritada, irritabilidade constante, explosões de raiva pela menor contrariedade, azedume;

• cansaços constantes, incluindo ou não dificuldade em manter relações sexuais;

• enxaquecas;

• entrar em pânico por poucas coisas, perdendo a capacidade de julgamentos e decisão;

• secreções, principalmente o suor, com cheiro fétido e rançoso.


Os órgãos regidos pela madeira são o Fígado e Vesícula Biliar, eles fazem uma seleção entre nutrientes e o que precisa ser descartado em nossa alimentação. A força do Fígado nos ajuda assim, em nossos processos de decisão. Essa força se caracteriza pela energia do impulso, da vontade do agir. O descontrole dessa energia pode levar ao excesso do Yang, essa força expansiva da natureza e que quando em desequilíbrio, pode levar a processos de ira, cólera e raiva , que indicam uma falta de flexibilidade e afetam a nossa capacidade de criar e gerar novos projetos, nova vida. Usarmos essa força de Madeira vai nos ajudar a darmos forma a nossas idéias e sonhos.


Sentir raiva é natural em nós, seres humanos, há duas formas de senti-la que devemos cuidar: uma é não controlar a raiva e explodir por qualquer pequeno evento, ser agressivo(a), violento(a). Outra é fingir que ela não existe, e estar por dentro se corroendo de raiva, se consumindo em ódios, e por fora estar com falsos sorrisos e palavras. As duas atitudes são ruins, podendo causar ao corpo: pressão alta, gastrites, úlceras, cálculos biliares, enxaquecas, estados depressivos (uma vez li que a depressão é a raiva voltada para dentro), além de câncer.


A estação da Madeira é a primavera. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a madeira rege músculos e tendões, por isso nesta estação estamos mais propensos a cãibras, estiramentos e contraturas.



Alimentos benéficos para madeira:

Como proteger e fortalecer a madeira em nosso corpo através da alimentação? Se sentir o desequilíbrio, evitar ingerir alimentos fortes, é hora de alimentos mais leves. Comer coisas de natureza morna, Aliás, os Chineses dizem que não devemos comer ou beber nada gelado, o máximo é na temperatura ambiente. Alimentos rúcula, escarola, almeirão, brócolis. Goiaba, melancia, amora, tonificam fígado e vesícula, e devem ser ingeridos em temperatura ambiente.


E também alimentos que crescem num movimento ascendente, como os brotos, e as folhas verdes miúdas- coentro, salsa, manjericão, orégano. Outro alimentos benéficos para a madeira:


• alho-poró e a alcachofra são ótimos, eles atraem.e eliminam as toxinas do fígado

beterraba crua ralada, maxixe, legumes cozidos no vapor;

mingau de aveia, se possível com água ou leite vegetal;

usar chás de dente-de-leão, boldo.

evitar comidas muito gordurosas e fritas;

diminuir ou evitar o excesso de proteínas, tipo carnes no almoço e ovos no jantar, aliás se você come carne cuide para que as proteínas animais não excedam dez a vinte por cento da refeição;


OS MERIDIANOS DOS ÓRGÃOS DA MADEIRA:

O FÍGADO - o servidor bem disposto


Principais sintomas de Meridiano de Fígado:

Dor lombar; Dor no órgão genital externo; Distúrbio menstrual; Dor ao urinar; Hérnia inguinal; Distensão abdominal - gases; Conjuntivite, olhos vermelhos; Icterícia;

Soluço; Enurese – perda noturna do controle da bexiga; Tendinite; espasmos musculares; cãimbras; paralisia na metade do corpo – hemiplegias; Insônia; enxaquecas; tontura; convulsões; Irritabilidade; cefaléia temporal.


A VESÍCULA BILIAR – a tomadora de decisões


As principais funções da vesícula biliar segundo a Medicina Oriental, são:

• Estocar e excretar a bile

• Controlar o julgamento;

• Controlar os tendões;


“A vesícula biliar gera pensamentos corajosos e ardorosos, a coragem de agir e colocá-los em prática e persistir até a sua conclusão”. (Nancy Mellon – Corpo em Equilíbrio)


Principais sintomas de Vesícula Biliar:

Boca amarga; Tontura; calafrios; vertigem;Cefaléia, dor maxilar; Dor no canto externo do olho; perturbação da visão; conjuntivite; Dor de ouvido; Dor e distensão subclavicular

Inchaço sub-axilar; dor torácica; Dor na borda externa do pé; Irritabilidade


Meditação:

No próximo vídeo, vamos fazer um Relaxamento Profundo para equilibrar o Elemento Madeira em nós:


Conteúdo por Elida Ferreira.


779 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page