top of page

Elemento Metal e seus atributos

Atualizado: 8 de jul. de 2020

Com a energia do metal podemos nos desvincular de mágoas e rancores do passado, limpando o nosso corpo e a nossa vida.


O Elemento Metal é um dos Cinco Elementos.


Carrega a energia do outono e tem uma relação direta com a energia yang que auxilia na movimentação geral energética e líquidos orgânicos e tem uma relação com a energia yin por meio da natureza do elemento. Os Chineses dizem que a terra gera o metal. Do elemento metal temos a energia necessária para limpar o nosso corpo e a nossa vida.


A estação do ano regida pelo Metal é o Outono. A natureza nos ensina que é necessário deixar cair nossas velhas folhas, e na quietude do tempo frio do inverno nos nutrir e com exuberância e vitalidade deixarmos brotar as novas folhas na primavera. Assim aprendemos que precisamos aceitar as perdas para que novas caminhos apareçam. Com a energia do metal podemos nos desvincular de mágoas e rancores do passado. Agarrar-se a situações do passado que impeçam o desenvolvimento natural da vida é trazer desequilíbrio para o elemento metal.


A cor que o simboliza é o branco. Ele traz a simbologia da nossa capacidade de moldar, pois com ele são fabricados facas, panelas, armas, etc. Se pensarmos estamos vivendo a era do metal, desde os pequenos componentes de uma placa eletrônica, de um celular, até carros e estruturas de grandes edifícios. O sabor é o picante, exemplo é o gengibre.


O metal regula as funções dos pulmões e pele e da víscera intestino grosso. Todos são responsáveis por realizar trocas. O pulmão capta O2 e elimina o CO2, o oxigênio é matéria prima para energia yang. O intestino grosso capta os nutrientes do bolo fecal e elimina o que não é utilizado pelo organismo.


O pulmão governa o qi e a respiração que é a função mais importante desse órgão, que juntamente com o qi do alimento que é extraído pelo baço formam o qi de reunião que é direcionado para a pele e forma a famosa energia wei qi, e parte dela é aprofundada para os órgãos e vísceras, conhecido como qi de nutrição. Logo o pulmão tem uma relação direta com a imunidade devido ao sistema de proteção do corpo – a pele - ter uma relação com o elemento metal.


A emoção mais comum do elemento metal é a tristeza, pessoas características desse elemento tem um perfil mais introspectivo, quieto, calado, gosta de ficar sozinho e como apresenta dificuldades para respirar, quando em desequilíbrio, dificulta a troca e a eliminação de CO2 deixando assim a energia intoxicada, possibilitando apenas a análise negativa e facilitando o desenvolvimento de tristeza, negativismo e insatisfações constantes.


Segue abaixo alguns dos sinais e sintomas apresentados por desequilíbrios diretos ou indiretos do elemento metal.

• Problemas respiratórios como asma; bronquite; rinite; sinusite; efizema pulmonar

• Disfunções intestinais.

• Vício pelo tabagismo.

• Acne; Psoríase; Dermatite.

• Alergias no geral, principalmente as manifestadas na pele.

• Tristeza; Apatia; Desânimo.

• Palidez – a cor do metal é o branco, assim quando uma pessoa está com uma palidez excessiva, pode ser um sinal que ela está com dificuldade para fazer as trocas com o meio. Estando sem recursos para aquecer seu peito e eliminar seus sentimentos


O Metal em equilíbrio traz uma mente aguçada. A palavra chave do Metal é TROCA. Pelo dicionário troca quer dizer ”transferência mútua e simultânea de coisas entre seus respectivos donos”. Somos nós que decidimos o que queremos trocar com nosso meio.

Os chineses dizem que o Metal é filho da Terra e mãe da Água.


AS TAREFAS DE CADA ÓRGÃO e MERIDIANO:

O Intestino Grosso – O perfeccionista

O Intestino grosso forma como uma arcada que envolve o intestino delgado. Milhares de bactérias alojados na última porção do trato intestinal, ajudam-no a produzir as vitaminas e sais minerais necessários à boa saúde de nosso corpo. Ele forma e armazena vitaminas e minerais semelhante à formação de pedras preciosas e metais na terra rica em minerais.


Tarefa para harmonizar o Intestino Grosso:

Pense em uma situação insatisfatória em sua vida. Imagine que você a esteja lançando em meio a uma compostagem, onde ela gradualmente se tornará um grande tesouro. Visualize esse tesouro e a satisfação saudável que ele trará com o tempo.


Os Pulmões – Os Líderes Inspiradores

Nossos pulmões são responsáveis pela vida. A respiração completa profunda pode produzir a sensação maravilhosa de estarmos em contato com uma respiração muito maior que a nossa e sermos fortalecidos por ela. Ele faz a principal troca da nossa vida, inspiramos oxigênio e prana e exalamos gás carbônico. É dentro dele que se faz a troca do sangue venoso por sangue arterial para nutrir nossas células. Benditos Líderes de nosso corpo!


Tarefa para harmonizar os Pulmões:

Perceba seus pulmões e converse com eles. Em frente ao espelho, aprume suas costas com vigor e faça uma respiração bem profunda pelo nariz. Segure o ar um instante, exale devagar, se olhe nos olhos e enquanto faz essas respirações pergunte aos seus pulmões como eles se sentem em relação à vida que você está levando agora. O que lhe diz a sua respiração? Depois ache uma linda canção que você saiba cantar e cante bem alto, se quiser, dance junto e sinta que sua voz só sai porque o ar passa pela tua garganta, pela ajuda de grandes respirações!


Meditação:

No próximo vídeo, vamos fazer uma Meditação Guiada para equilibrar o Elemento Metal em nós:



158 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page