top of page

Elemento Fogo e seus atributos

Atualizado: 2 de jun. de 2020

O elemento fogo representa a energia vital relacionada com a vida, que transmite calor, entusiasmo, e nos faz ver e sentir a vida cheia de cor, de alegria e luz.



O elemento fogo representa a energia vital relacionada com a vida, é uma energia universal, entusiástica, irradiante que quando nos habita nos inunda de uma vontade incrível de viver. Transmite calor, entusiasmo, e nos faz ver e sentir a vida cheia de cor, de alegria e luz.


Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o elemento Fogo está relacionado ao coração e ao intestino delgado. Ele é o único elemento que regula 4 meridianos: o do coração, pericárdio, o Intestino Delgado e o triplo-aquecedor.


Quando esse elemento está em equilíbrio em nosso corpo conseguimos ser sociáveis, temos capacidade de falar “sem explodir” e também de ouvir; a alegria faz parte do dia a dia, o tom de voz é risonho e somos capazes de transmitir calor humano. Além de ser fácil termos bons pensamentos, bons sentimentos e vontade de realizar o que nos propomos.


Quando a energia deste elemento está enfraquecida há dificuldade nas relações, pode surgir a depressão, e a pessoa perde o “calor” pela vida, torna-se muito fechada e sisuda. Se a energia está em demasia vem a hiper excitação; a pessoa fala demais, é sempre do contra; existe confusão de emoções e pensamentos; dificuldade de concluir o que começa; desejos fortíssimos que atropelam os outros, descaso pelos sentimentos dos outros ou pelos próprios.


O fogo, segundo a MTC, é o elemento que alimenta a terra.


Neste link explico em vídeo sobre o Elemento Fogo:


AS TAREFAS DE CADA ÓRGÃO e MERIDIANO:

O CORAÇÃO:

O coração é considerado o “supremo controlador”. Ele tem a responsabilidade de tomar o comando e estabelecer a ordem da vida dentro do corpo. Seu trabalho está associado ao intestino delgado, que tem a tarefa no Sistema Digestório de separar os alimentos (o puro do impuro) e transformar o que recebe para enviar às células. Assim como o coração, ele tem a função de separar ações e pensamentos puros e impuros. Se o coração falha, perde-se a pureza do pensamento e segue-se a estagnação da mente. O corpo fica “envenenado” e enche-se de toxinas. Se não ocorre essa separação surgem as doenças. Um coração saudável gera uma força física reconfortante. Ele regula a si mesmo e não se apressa.


Tarefa para harmonizar o coração:

Deixe seu coração falar: sente-se com uma folha de papel e caneta e escreva: “eu sou o seu coração. Há anos espero o momento de falar com você. Ouça bem seu coração e escreva o que ele tem a lhe dizer”


O PERICÁRDIO:

O pericárdio nos ajuda no nobre caminho das relações corretas,e nos eleva muito acima das opiniões baseadas no eu, conduzindo-nos em direção à mente de sabedoria. Ele é considerado como o último “soldado” que protege o “Imperador (coração)”. Em tempos difíceis, o pericárdio tende a se endurecer. À medida que se concentra e enrijece para proteger a vulnerabilidade emocional e física, ele contrai a circulação saudável e quente do coração. Isso, por sua vez, pode levar à rigidez de corpo e alma.


Tarefa para harmonizar o pericárdio:

Em pé repita essa frase de Gandhi “Desprezar um único ser humano é desprezar não apenas aquele ser, mas com ele o mundo todo” . Fale em voz alta com diferentes estados de espírito :

• Em um tom pesado e denso

• Em um tom leve e delicado

• Em um tom frio e seco

• E com o coração caloroso


Perceba a diferença!


O INTESTINO DELGADO:

A alma vibrante está conectada com um intestino delgado saudável e fluente. Quando o corpo e a alma participam da beleza e do mistério de cada momento, conseguem perceber em tudo a beleza da vida. A arte faz parte de almas onde o Intestino delgado é vibrante.


Tarefa para harmonizar o pericárdio:

Faça algo para expressar sua arte, pode ser pintando algo, escrevendo uma história ou poema, dançando, bordando, o que sentir que de alguma maneira você expressa o que vai na alma!


O TRIPLO AQUECEDOR:

Pela Medicina Chinesa é um sistema de energia ardente que reúne corpo e alma e ajuda a regular nosso metabolismo. Embora não seja um órgão ou uma víscera, abrange todos os órgãos da cavidade abdômino-torácica e suas funções generalizadas de assimilação, distribuição e expulsão dos alimentos e líquidos, além de regular as funções cárdio-respiratória (aquecedor superior); a digestiva (aquecedor médio) e a genito-urinária (aquecedor inferior).


Tarefa para harmonizar o triplo aquecedor:

Faça algo que seja para cuidar de você, uma massagem ou um banho mais demorado. Cozinhe algo que goste para saborear com calma. Faça respirações profundas ao amanhecer , se puder no quintal de sua casa, ou na frente da janela ou da sacada



OS MERIDIANOS E SEUS CAMINHOS:


POSTURAS PARA ATIVAR O ELEMENTO FOGO

Observação na prática para falta de fogo: falta de energia ao longo da prática, cansaço, falta de irradiação e brilho (posturas “apagadas”) falta de entusiasmo.

Sankalpa – Afirmação para fortalecer o elemento Fogo

Meu Fogo interior irradia o poder de transformação”


MUDRAS PARA O ELEMENTO FOGO



MATANGI MUDRA


Como fazer: entrelace todos os dedos na frente do peito. Estique os dedos médios para cima.

Benefícios gerais: ativa o plexo solar e aumenta agni, o fogo digestivo. Direciona a energia para cima, para invocar uma visão superior. Traz purificação.

Efeitos emocionais: abertura e nitidez

Efeitos mentais: transformação

Cuidados: hipertensos ou pessoas com desequilíbrio em Pitta, devem. Praticar com cautela







SURYA MUDRA


Como fazer: dobre o dedo anular para baixo até que ele encoste na base do polegar e então pressione o polegar delicadamente sobre o anular para segurá-lo. Repouse as costas das mãos nas coxas ou nos joelhos.


Benefícios gerais: distribui a energia na forma de ”luz solar” psíquica , por todo o corpo. Ativa o plexo solar e o diafragma. Especialmente indicado para metabolismo lento e falta de energia;

Efeitos emocionais: energia e auto-confiança

Efeitos mentais: manutenção da concentração

Cuidados: pessoas com hipertensão devem praticar com cautela





GANESHA MUDRA II


Como fazer: entrelace todos os dedos. Estique os dedos médios, coloque os indicadores atrás deles, suavemente flexionados. Coloque polegares lado a lado, unidos e na base dos dedos médios.

Benefícios gerais: estimula o metabolismo do sistema digestório. Traz integração e discernimento

Efeitos emocionais: assentamento

Efeitos mentais: centramento

Cuidados: evitar usá-lo na gestação.




BRAHMA MUDRA


Como fazer: feche as mãos em punho, com os polegares por dentro dos outros dedos. Vire as mãos de modo que os nós dos dedos se toquem. O lado dos polegares fica voltado para a frente, e os mínimos se posicionam logo abaixo do umbigo.

Benefícios gerais: ativa o metabolismo e todos os sistemas fisiológicos, inclusive a respiração.

Efeitos emocionais: ativação e purificação das emoções.

Efeitos mentais: purificação dos pensamentos (imagem do fogo purificando)

Cuidados:comece lentamente em qualquer problema de saúde, principalmente com os hipertensos.


SOBRE A ALIMENTAÇÃO

Segundo Sonia Hirsch, em seu livro ”O Manual do Herói”, para proteger o fogo do nosso corpo é bom comer ou tomar coisas amargas. Exemplos de bebidas amargos: café, chimarrão, chá preto, chá verde, chá de carqueja. Para comer: jiló, couve, chicória, raditi, escarola, folhas de cenoura, etc. Um pouco de amargo estimula todo o sistema de fogo; mas o excesso - como em tudo na vida) descontrola os ritmos do coração.


Fogo em equilíbrio adora frutas e verduras frescas e suculentas, temperados com limão, vegetais variados num leve refogado, e gosta de tudo que é feito de milho: broa, pão, biscoitos, pamonha, canjica. Se estiver muito ardente o fogo do corpo, podemos acalmar com maça ou pequenas quantidades de leite.


Os minerais do fogo são sódio e potássio, deles depende o equilíbrio entre ácido /base do corpo e também o volume de seus fluidos. Eles ainda colaboram com as funções musculares e nervosas, e o potássio ativa as enzimas. Alimentos que possuem uma boa quantidade destes minerais são missô, macarrão de trigo sarraceno, folha de beterraba, aipo e outros. Cuidar com o excesso de sódio pois pode provocar a retenção de líquidos, o que causa aumento da pressão arterial, e prejudica o coração. Alimentos ricos em potássio: tomate, salsa, folhas de beterraba,, broto de bambu, alho, inhame, batata, feijões e leguminosas; frutas secas como tâmaras, damascos ; também sementes e grãos como sementes de girassol, castanhas, amêndoas, amendoim, castanha do pará e de caju, nozes pecan; frutas como banana, abacate. Tanto o excesso, quanto a carência de potássio causam fraqueza muscular, confusão mental e apatia.


Outras dicas para equilibrar Fogo:

• Tomar sol;

• Flores dentro de casa são presenças solares, fogo aceso também, como lareiras, fogão de lenha ou velas. Contemplar o fogo é uma forma bem boa de meditar.

• Contemplar o nascer ou o pôr do sol;

• Evitar gelados e cozidos demais. lNa tradição Chinesa não se come ou toma nada gelado. E há uma regra na cozinha deles, cozinhar sempre, mas nunca cozinhar demais, até por isso, o ideal é cortar os legumes em tirinhas ou em pedaços bem pequenos que cozinham depressa, sem perder as vitaminas e minerais.

• ”...contemplar o sol nascendo, fixar nele o olhar e pensar naquilo que desejamos, costuma dar certo. Contemplar o sol se pondo, fixar nele os olhos e deixar sair o peso do coração também. Na aurora e no crepúsculo o sol não fere os olhos. Mentalizar a luz solar se irradiando do centro do peito pode aquecer o coração e se for enviada a alguém ainda mais. Um sorriso cheio de sentimentos traz a energia do fogo” – Sonia Hirsch

• A convivência com pessoas serenamente amorosas é o ideal do coração.


BIBLIOGRAFIA:

- Sonia Hirsch , Manual do Herói, ed. Corre Cotila

- Nancy Mellon, Corpo em Equilibrio, Ed. Cultrix

- Apostilas do de Yoga Integrativa - Curso Asana Dimensional – Julho/2011

- Apostila Mudras em Família – Montanha Encantada

- www.somostodosum.com.br

- www.dharmadhannyael.blogspot.com

- www.radiovivazen.com.br

- www.casa.abril.com.br



Neste vídeo explico sobre o Elemento Fogo:


*A Energia dos Elementos segundo a Medicina Tradicional Chinesa / Simpples Ser

125 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page