top of page

O 3º Chakra: Manipura

Também conhecido como Chakra do Plexo Solar - o Sol em seu corpo.


O chakra Manipura é também conhecido como chakra do plexo solar e em algumas tradições Indianas e Tibetanas, ele é chamado de “lugar das gemas” ou “cidade das jóias”.


Pense no Manipura como o Sol em seu corpo. Ele recolhe radiação solar como se fosse um tipo de prana (energia vital) e converte-a num estado que permite a regulação do fluxo de energias vitais por todo o corpo físico.


Ele é um ponto de união das linhas de energia sutil (as nadis) que controlam todas as

funções corporais e ao mesmo tempo é um plexo nervoso poderoso.


As idades correspondentes à sua maior atuação são entre 15 e 21 anos e depois entre 64 e 70 anos.


Principais Características:

Localização: região do abdômen um pouco acima do umbigo, mais ou menos na linha do estômago. Na coluna entre a 7ª e 8ª vértebra.


Sistema fisiológico: metabólico / Digestório


Glândula endócrina: Pâncreas. Seus hormônios regulam a glicose no organismo.


Cor: Amarela


Elemento: Fogo – auxilia na digestão e na absorção do alimento fornecendo energia vital.


Bija mantra: RAM (o r se pronuncia como em vidro). Entoar Ram, traz longevidade.


Questões fundamentais: O Manipura traz a energia do poder pessoal. Relaciona-se com a vontade e o auto-desenvolvimento, rege a auto-expressão e o modo como nos posicionamos no mundo. Traz a autonomia da responsabilidade, do auto-controle. Ele é o centro da emotividade, agressividade e afetividade pessoal. Nele as emoções são sentidas e expressas.


Emoções como raiva, possessividade, ganância, afetam muito o Manipura. Ele também nos protege de influências espirituais ou pensamentos negativos. É nossa Usina de reservas. Quando essa reserva está baixa não temos força propulsora para nos projetarmos no mundo. É o Centro da força de vontade!


Fatores reguladores: desenvolvimento da personalidade e dos sentimentos; sabedoria;

expansão e possibilidades ilimitadas.


Em Equilíbrio: Força de vontade e expressão. Impulso para viver e realizar o que se propõe. Liderança equilibrada, relacionamentos fáceis; sensibilidade às forças astrais e também à energia boa ou ruim dos ambientes e pessoas; equilíbrio entre o pensar e o agir. No Manipura aprendemos a assimilar a sabedoria de nosso inconsciente. Quando fazemos isso, uma energia espiritual se torna disponível para nós, permitindo que curemos nosso corpo físico e desenvolvamos um relacionamento melhor com todos à nossa volta.


Em desequilíbrio:

• A nível físico: doenças do estômago, (úlcera, gastrite, azia, má digestão); pâncreas

(diabetes) e fígado (cálculo de vesícula, hepatites);


• A nível emocional e espiritual: induz à submissão, falta de confiança em si mesmo, baixa auto-estima (se enfraquecido) ou torna a pessoa narcisista e egocêntrica (se superativado); amor possessivo e ciumento, ira, timidez, teimosia; os desequilíbrios

do plexo solar farão com que nos sintamos extremamente irascíveis e exauridos de energia. Isto acarretará sentimentos de depressão, insegurança e medo. Se isso continuar, os problemas podem ficar impressos e se tornarem habituais. Quando o equilibramos tudo se transforma para melhor.



Como equilibrar o Chakra Manipura:

Cor: Usar a cor amarela em roupas ou vizualizar a cor amarela na região entre o umbigo e a a parte inferior do esterno.


Alimentos: Balancear a ingestão de alimentos ricos em amido e carboidratos, bem como

os alimentos de cor amarela: milho, batata salsa, batata doce, cenoura, abóbora, manteiga, gema de ovo, banana, abacaxi, melão, pêssego, manga;


Aroma: de lavanda e bergamota, sálvia e gerânio. Pode-se usar a planta na forma de erva (fortalecendo corpo físico) ou como essência floral fortalecendo o campo energético.


Chá: de hortelã pimenta ajuda quaisquer distúrbios digestivos;


Cristais: Topázio, esmeralda e citrino. O topázio é recomendado para ativar o Manipura e é tradicionalmente conhecido como o cristal do amor e da sorte. Ele ajuda no metabolismo de todo o corpo, mas especialmente para o fígado, vesícula biliar e processos digestivos. Não apenas auxilia na digestão dos alimentos mas também a “digerir” as idéias no nível mental. A esmeralda irá acalmar, em termos energéticos, os desequilíbrios relacionados ao diabetes.


Ela pode ser usada também para o fígado e olhos. O citrino é recomendado para o equilíbrio geral do chakra do plexo solar. Ele age poderosamente para limpar, esquentar e energizar.


Som: Música alegre, dançante e estimulante;


Vivência: tomar longos banhos de sol, de preferência antes das 10h e depois das 16h.


Mudra para o Chakra Manipura

Texto: Elida Ferreira - Simpples Ser

939 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page